18 de dez. de 2010

Então é Natal.....



O Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, o nascimento do amor maior e eu desejo a todos voces seres especiais muito luz em suas vidas que esse natal encha o corações de voces de amor e compaixão por voces e pelo mundo, para que possamos a cada dia ser pessoas melhores conosco e com todos aqueles que se aproximrem de nós, respeitando sempre o tempo e espaço de cada um e compreendendo que somente a energia do amor maior, do amor livre sem pré julgamentos é a energia que dá movimento a vida!
Estejam nessa noite de natal compartilhando desse sentimento de união, de amor, de paz de espirito com voces e com todas as pessoas que amam e assim que estejamos em harmonia com a terra recebendo todos os bons fluidos e emitindo para o universos bons pensamentos ... amor, paz, equilibrio, harmonia, saude e proteção tenham todos um natal abençoado!

Um abraço meu bem quentinho e gostoso para o mundo inteiroooo!

eu amo amar a vida!

beijos no coração!


"....BOM NATAL, UM FELIZ NATAL MUITO AMOR E PAZ PRA VOCE, PRA VOCÊ!!!!!"
acreditem voces todos são especiais em suas vidas!

16 de dez. de 2010

Barbara x a chuva e invasão dos bichos!

Cidade que faz calor, quando chove menina....... vira o caos total e eu ??? Entro em pânico! Mas nao falo issode brincadeira, falo medo de verdade. E aí eu te pergunto VOCÊ TEM MEDO DE QUE? Lendo o livro do Paulo Coelho, Diário de um mago... chego na parte do enterrado vivo (pausa para explicação: essa parte fala dos teus medos, no qual ele faz um ritual como se estivesse sendo enterrado vivo, sentindo os bicho comerem ele e tudo mais...)Voltando , eu comecei a refletir sobre os meus medos, por que alguns dias atraz uns menininhos tentaram na entrar na minha casa e eu senti muito medo e ai fui identificar do que era esse medom e descobri que era o medo de estar vulnerável, de me sentir sozinha... por que tenho apenas uma vizinha, moro do lado de um terreno que é um mato e tipo e ai eu grito e nunca ninguem vai vir me ajudar... mas, superei esse fato e agora já está tudo bem... afinal, nunca estamos sozinhos sempre e em todo o momento estamos sendo amparados então beleza!
Bom depois disso veio o que eu temia a CHUVA, quando chuveu fiquei tão feliz... tomei banho de chuva por que era uma chuvona bem forte mas junto com ela veio os sapos do mundo inteiro para Jeri. E para quem nao sabe eu tenho panico de sapos graças a minha amada prima que esta na australia onde eu tenho certeza que nao tem sapos...eles sao da cor da areia e lembrem-se aqui nao tem luza na rua então nao tem como tu ver ele. por um lado nao sei se é bom ou ruim... o fato ér que quando tu olha o chao começa todo a se mecher. Então eu tinha que ir embora do serviço e pegar um beco escuro que vi pra a minha casa, no qual tinha uns 10 sapos tem noção??? eu fiquei branca e pedi para meus colegas de serviço me levarem em casa... e pensei como vou ficar com esse bando de sapo agora na baixa temporada que chove pra caramba??? aí cheguei em casa e comecei a ler o livro... e falando de medos fiquei pensando nisso do sapo tbm.. por que tem uma hora que ele fala que é incrivel mas a noite traz com ela todos os medos que temos dentro de nos e nao sabemos, medos que vem desde a infancia.... como é o meu caso com a historia dos sapos... e eu preciso encontrar uma maneira de superar esse medo, para muitos pode ser besteira mas medo é medo é algo que eu sei que não é real... mas que naquele momento do panico te paralisa e é uma sensação muito ruim. Como tinha uma perereca na porta do banheiro u resolvi dormir com o abajur perto de mim por que caso ela viesse eu iria ver, por que certo que eu ia ficar dormindo e acordando toda a noite...então lendo o livro na parte que ele sente os bichos comerem ele eu dormir. E algumas horas depois eu começo a sentir un bichos caminhando em mim, mas sabe quando tu tá dormindo... e de repente eu abro e olho e vejo ali naquela luz que estava ao lado de mim um inxame de formigas com asa!!! muitas caminhando por cima de mim e eu dei um berrro de susto ... a Talitta se acordou e a noite foi um inferno tu dormia e ficava tirando os bichos de cima de ti... um calor infernal, horrível... no outro dia a previsão do tempo é chuva de novo e eu queria ir no centro espirita mas tinha dois sapos na porta da minha casa e eu iria encontrar mais uns vinte no caminho... então nao consegui sair de casa... a Talitta fez a janta ficamos conversando, acontece que luz acessa atraia as formigas de asa... então apagamos todas as luzes, ligamos para o mercado e gastamos 35 reais em velas de andiroba, cirtonela... muito raid tanto que me fechou a garganta de alergia... aí olhamos para o relogio era 20h estavamos sem sono, deitadas no escuro... refens em nossa propria casa, refens do medo... bom eu fui dormir lá pelas 23h então fiquei pensando muito sobre isso... morrendo de calor e ainda tirando alguns bichos insistentes....
No outro dia de manha cedinho fui para Jijoca... comprei mosqueteiro e ventilador... e agora posso dormir... sem bichos caminhando em mim... mas os sapos ai ainda esta sendo complicado, sao muitos e por todos os lados... mas agoro o sol raiou então estou feliz!!! quero ver na proxima chuva.....

superando a cada dia, olhando a cada noite para o meu lado sombra conversando com ele sendo amiga e tentando cada vez mais me esclarecer sobre mim mesma...

só para constar 9 meses sem fumar!!!!!!

beijos

11 de dez. de 2010

Fazendo rancho em Jijoca....

Uma pausa das questões sociais e voltamos aos posts contando as mais divertidas histórias daqui de Jeri. Então dessa vez a história foi a ida a Jijoca para fazer um rancho e senta que lá vem a história.....

Eu e Talitta conversando chegamos a conclusão que comprar as coisas no mercadinho tem de tudo ou no popular aqui em Jeri não dá parao nosso bolso efalo sério não dá mesmoooo, por que tu vai no mercadinho e compra 3 coisas já foi o suficiente para te roubar 20 ou 30 reais e de 20 em 20 foi o meu salário todo e o dela tbm... metadedo dinheiro em comida e não que se coma muito lá em casa....é que e tudo muitoooo caro. Compreensível por que as coisas fazem a viagem para chegar até aqui... mas quem é morador sofrepelo fato de ser uma cidade turística por que na alta temporada tudo sobe de preço, apesar de em lojas e restaurantes a gente sempre tem desconto de 10 15%... então fazendo uma analise de tudo chegamos a conclusão temos que comprar as coisas por m~es e em Jijoca.
Para quem não sabe Jijoca é uma cidade próxima de Jeri, para ir até láa gente pega os carros ou pau de arara como queiram chamar e em 1hora estamos em Jijoca (cidade grande!!! hehehe láas pessoas usam tenis, tem calçada, posto de luz hahahahae essa cidade grande se resume num enormeeee centro de uma rua ahahaha olha ondevim parar hehehe) Bueno, chegamos em Jijoca e pergunto talitta tu sabe onde é o supermercado? e ela claro que não! ótimo então vamos perguntar: "Moça onde tem um mercado grandepara fazercompras mais baratas?" e a mulher olha para a minha cara e diz MERCADO???? eu não sei não.... como assim?? e eu um lugar grande para poder fazer um ranchopra casa, ai piorou rancho???e eu é compras para a casa comida produtos de limpeza.... ela para e me olha aaaaa tu quer um mercantil! e eu penso vá eu saber que o mercado grande como o big, carrefour, nacional virou um mercantil hauhauahuahauha e mais o mercantil deles deve ser do tamanho de um mercado de bairro para nós... mas enfim é ali onde todos compram as coisas com aquele precinho camarada.... e vou dizer olha que camarada mesmo comprei muitaaa coisa e gastei 73,00 ou seja que economia!!!! claro que algumas coisas impossivel de achar, não consegui encontrar lentilha para a minha ceia de ano novo, nem uma champagne decente tbm...só tem cidra. Mas no meio de tantascompras na cidade grande de uma rua heheheh eu entrei no espirito natalino,comprei umaarvorezinha bem pequena que vou montar hoje para enfeitar a minha casinha e depois tiro fotos para mostrar para voc~es!

então chegamos ao final do ano! duas semanas do meu niver... 26 aninhos.... muita coisa para acontecer ainda nesse ano de 2010!!!!
tenho muitas coisas paracontar a voces... mas aospoucos eu escrevo.

então estou bem feliz com as prateleiras cheias de comida .... :)

super beijo!!!!
ciao

9 de dez. de 2010

Africanidades Parte 2!

Falar sobre a cultura afro é ter assunto para muitas postagens, para uma vida inteira. Mas quero escrever aqui sobrea minha forma de pensr em relação ao negro na sociedade.
Eu fiquei chocada que apenas 5% da população do Rio Grande do Sul se considera negra, eu vi isso numa reportagem que passa no programa em que o Serginho Groisman apresenta de manha bem cedinho. (o video esta no youtube para quem quiser assistir)
Ok vamos lá...
Quando se fala em mulher gaucha o que vem a mente de todas as pessoas? UMA LOIRONA, ALTA, MAGRA estilo Gisele Budchent. Quando se fala em colonizaçao no estado se fala hen??? Espanhois, alemães, italiano e poloneses. Os negros nã,o tem vez na historia do Rio Grande Sul, são sempre deixados de lado, por isso compreendo os resultados do censo 2010 nessa parte e isso mostra o quanto a raça negra no estado tem vergonha de suas origens. Isso vem mostrar o que eu já havia escrito no post africanidades 1 dandoo exemplo do meu pai.É triste, mas os proprios negros se sentem ainda inferiorizados de tal maneira que sao capazes de negar a suas origens.
Sabemos que todo esse preconceitop vem de anos, mas anos sepassaram e o que mudou???Asescolascontinuam excluíndo o negro da historia, ou por acaso a única parte interessanteé a de que eram escravos? a sua música, dança, crenças, valores não são interessantes???Para o Brasil vieram princepes e princesas negros que tiveram suas liberdades roubadas e que ainda assim , sempre lutaram pelaliberdade, nos mostrando um exemplo heróico de força, coragem... isso nao é interessante mostrar na escola??? o interessante é mostrar o negro sem cultura, sem tradições, sem nada,simplesmenmte inferiorizado e escravido sem condições de ser alguém??esses são os valores que estmos passando para as crianças negras, de que as suas origens não valenada, ou melhor que elas não são boas o suficiente. Acredito que a cultura africana, assim como a indigena deve-se ser muito mais valorizada e incentivada. E acredito que os professorespossam fazer a diferença, assim como a Marcinha que comentou no post africanidades onde as crianças sempre pintavam a cor dapele dos bonecos de clarinho e ela começou a questionar isso e dando liberdade e incentivando para que eles pintassem da cor que eles quisessem. São tantas coisa....Uma vez me perguntaram se eu era a favor das cotas raciais, pro que a maioria das pessoas acredita que as cotas deveriam ser para pessoascom baixa renda... Refletindo sobre esse assunto, fui questionar a opiniao das pessoas... mas na minha turma da faculdade não havia nenhum negro,o qual pudesse falar pela sua raça. Eu me formei e durante o curso entrou o Bruno meu amigão de Moçambique, o unico negro que se formou comigo. Na mesma época eu comecei a fazer um curso na faculdade federal de espanhol, um dia em uma palestra onde estavam as 6 turmas do curso me dei conta que não havia nenhum negro, eu e mais duas pessoas eramos as mais pretinhas do lugar. Aí eu te pergunto onde estão os negros??? Vai me dizer que eles nao tem interesse em estudar???Claro que tem!!! Mas devido a todo o propcesso de escravidão, a raça negra foi prejudicada... se tornaram livres, mas sem estudo, sem trabalho,sem casa e isso vem se refletindo e agravando ao longo dos anos, por isso o maior numero de negros morar em regioes mais pobres.
Então na epoca mesmo eu disse SOU A FAVOR DAS COTAS RACIAIS SIM! sou a favor da raça negra, afavor de que sejam passados novos valores onde nao descrimine ninguem, somos o que somos e devemos terorgulho disso. NEGROS DO RIO GRANDE DO SUL E DETODO O MUNDO, TENHAM ORGULHO DA COR DA SUA PELA, DA SUA RAÇA, DA SUA CULTURA, RELIGIÃO SE A GENTE NÃO DER VALOR PARA QUEM SOMO E O QUE SOMOS COMO QUEREMOS QUE A SOCIEDADE NOS ENCHERGUE... Então bate no peito, levanta a cabeça e com orgulho diz"eusou negão, eu sou negão" sou de origem africana!

E ontem foi dia de Mãe Oxum AIEIEIO!! Em Porto Alegre, na praia de Ipanema no Rio Guaiba tem uma Imagem de Mãe Oxum, láas pessoas fazem as suas oferendas e tem uma festa muito linda de muitos terreiros de umbanda e de nação esse ano não pude estar aí na festa, mas aqui no ceará fiz a minhas oferendas e agradeci muito a Mãe Oxum por todas as bençãos que traz a minha vida!
Então muito amor, prosperidade, boas oportunidades de trabalhao na vida de todo mundo!!

"Foi na beira do rio, a onde OXUM chorou..."

4 de dez. de 2010

Africanidades....

o Brasil é essa mistura de africanos, indios, portugues, espanhois, alemaes, poloneses, japoneses... é a mistura de todas as raças. Eu sou uma mistura de negro, indio pela familia de meu pai e polonesa pelo lado de minha mãe dessa mistura loka nasce EU! ISSO É BRASIL!!! Mas quando as pessoas perguntam qual é a tua raça, que cor tu é... nunca digo que sou branca, por que na verdade não me sinto branca e nada contra os branquinhos.... mas me sinto negona de alma, sinto orgulho e me identifico com a cultura africana. Agora me veio na cabeça os tambores do Ile Aiye cantando assim "Se me perguntar de que origem eu sou, sou de origem africana eu sou com muito orgulho eu sou..." Acredito que as melhores coisas do Brasil foram todas trazidos pelos negros... desde as comidas, como a feijoada indo pela musica, pelo toque do tambor, a dança, a religião... mas a associação que eu faço ao povo negro, apesar de tudo que sofreram socialmente e que ainda sofrem ... é a alegria, a garra... a raça negra é uma raça de luta, de tradições, de alegria.

Quando eu era pequena dizia para minha mãe, mãe tu devia ter me deixado um pouquinho mais no forno para eu ficar mais pretinha. Dizia para meu pai, que eu ia casar com um negão e meus filhos iam ser bem pretinho... isso eu era muito pequena, mas sempre achei a cor linda bem negra com aquele sorriso bem branco...e meu pai me dizia assim, minha filha nao faça isso eu to tentando braquear a coisa e tu quer escurecer... (por que a minha mãe é loira de olho verde) Sabe na epoca eu nao entendia muito bem, mas depois em seguida vi que por medo do preconceito meu pai nao gostava da sua raça, por assim dizer mas ele sempre se deu super bem com pessoas negra nunca foi preconceituoso com as pessoas... Meu vó que hoje nao esta mais entre nos era pai de santo, então desde pequena convivi com a religiao isso sempre foi normal(digo isso por que existem muitas pessoas que nao conhecem e sao preconceituosas) eu frequentava só de vez em quando , sempre fui também em centro espirita... até que comecei a ir sempre na umbanda e me sinto muito bem e eu gosto de entrar dentro de um terreiro, de ouvir o toque do tambor ...muito e muito eu aprendi dentro da terreira e conversando com as entidades espirituais.

Eu sempre gostei da cultura africana, acredito que não é nem questao de gostar por que me sinto parte dela e agora morando aqui em Jeri comecei a fazer capoeira!!! É impressionante como trabalha a mente, o corpo o espirito... fazer capoeira é ter muita disciplina e determinação... não é facil, nossa estou toda doida e me matando hehehe mas acordar de manhã as 7:30 e ir para a praia com toda energia de mãe Iemanjá, jogar capoeira e depois dar aquele mergulho no mar... é tudo de melhor que posso ter.... muitas boas vibrações!!!!

E hoje no dia 4 de dezembro dia da NOSSA GRANDE MÃE IANSA!!! Heparei minha mãe!!!

estou radiando de felicidade e quero agradecer por toda a energia desse orixa guerreiro que todos sejam abençoadas com a energia de mãe iansa...



Iansa
http://www.youtube.com/watch?v=U5KW0EZRvfo

Iemanjá e Iansa
http://www.youtube.com/watch?v=HQkEwZn3X5s

HINO DA UMBANDA
http://www.youtube.com/watch?v=87dWZVEFCJI

saravá!!!

1 de dez. de 2010

morrendo no esquibunda....

com/_HqMmG





até aqui tava tudo beleza.... e a subida???





PARA MORRER DE RIR.....

A pessoa aqui é super impulsiva e se atira nas emoções da vida hehehe e principalmente para experimentar novas experiencias, sabores e tudo mais....

Estavamos indo eu Jé e Maricleide (aquela que eu ja expliquei que o nome é marcleide)para a Lagoa da Tatajuba e no caminho tem a duna do funil, mas nao é um funilzinho não é oooo FUNILLLL, lugar mara para fazer o esquibunda. Entao eu nunca tinha feito o eskibunda me empolguei horrores e disse vamos gurias uhuuu esquibunda!(aaaa se eu tivesse pensado um minutinho)e a Jé que tbm nunca tinha ido não poderia perder a oportunidade de se atolar de areia ahahahah a Marcleide (sabia moradora de Jeri, olhou e disse:"ah gatona vou não mas vai voces) na hora eu nao entendi por que, pensei putz que falta de vontade de se divertir né... aham dois segundos deposi eu entendi completamente o vou não gatona! Então preparada eu e J´pe cada uma em uma prancha... longe uma da outra para nao se bater e 1 2 3 e foiiiiii e uhuuuuu ahahahahaha que massa 9isso era o que a gente dizia enquanto deslizava pelas areias muito rapido) chegamos lá em baixo e ainda estavamos felizes queriamos ir de novo, de novo ahahaha que legal! A pessoa aqui super afobadinha resolveu subir a duna do funil no pique correndo... Agora me diz para que fazer uma estupidez dessas em pleno sol do meio dias???!!!! é pra fu... com o cú da palhaça aqui claro 20 passos foram suficientes para eu cair e ficar passando mal, com falta de ar tá achando que é barbada???? vai lá descer o funilzinho vai.... recuperei o folego, nisso os meninos la em cima tocaram uma corda para que tu fosse te segurando para subir.... se eu subisse como o martinho da vila no é devagar, é devagar devagarinho.... mas não eu mesmo depois de cair quis subir como uma atleta(detalhe que sou sedentaria hahahaha, mas estou mudando isso por que agora faço capoeira- mas isso falo em outro post) eu dei mais um piquezinho... e despenquei ao chão novamente e o pior é que eu nao conseguia parar de rir hahaha por que eu nao acreditava que nao conseguia subir a porraaaa da duna do funil que isso gente.... nisso o menino lá de cima desceu para me levar agua.... ai eu sentei na duna tomei agua, molhei a cabeça respirei e fui de novo. Gente a minha perna tremia, mas tremia muito e nisso eu tava na metade para o final quase acabando.... a minha amiga marcleide super solidaria desceu para me carregar pelo braço para dar aquele apoio do tipo vamo lá gatona, bora subir... nisso um dos meninos que aluga esse eskibunda fortao veio me pegou pelo outro braço me levantou e foram me empurrando mas nao dava as pernas nao ia mais!!!! nao dava cara!!! ai eu disse para nao empurra uma hora eu subo... e fui no restinho que faltava literalmente de quatro subindo a duna.... até que o cara me pegou pelo quadril e me colocou la em cima da duna do funil.... e eu fiquei atirada na areia completamente ofegante.... programa super legallll, tri diver!!!! vamo de novo??? nem a pau juvenal!!!! e ai entendi "não gatona vai lá eu nao vou não" a jé vinha vindo atraz.... pergunta se ela quer ir no funilzinho de novo??? hahahahahaha

beijossss